bio

ready

Sou licenciada em Design de Cerâmica pela ESAD – Caldas da Rainha e pós-graduada em Marketing pela Universidade Católica Portuguesa. Trabalhei como designer em full timeentre 1993 e 1998 para duas das mais importantes empresas de faiança em Portugal no auge da indústria cerâmica nacional: A.Santos e Raúl da Bernarda (as duas encerradas à data).

Em 1998 iniciei a minha atividade como freelancer e executei alguns projetos com a Revigrés, em sequência de ter recebido o 2º Prémio da 3ª Edição do Concurso Nacional de Design em Português, Área de Cerâmica, promovido pela Fundação da Juventude e com o patrocínio da Revigrés . Tenho desenvolvido trabalhos de design gráfico de comunicação e sou responsável pela área de comunicação, marketing e imagem da Óptica Pita em Setúbal desde 2010.

Em 2006 lançei-me num projeto de marca própria, soniasapinho, em parceria para cerâmica com a Molde Faianças. Através dela crio e comercializo os meus próprios produtos e ofereço, em simultâneo, serviços de consultadoria no âmbito do design de cerâmica, desde os revestimentos à loiça de mesa. A crise que se instalou no setor não permitiu que até agora se realizasse mais do que o primeiro projeto: os azulejos sensação. São azulejos de carterísticas táteis que neste momento estimulam crianças em três escolas diferentes, duas privadas e uma pública: Creche Colinas do Cruzeiro – Odivelas, Complexo Escolar dos Arcos – Óbidos e Creche Saídos da Casca, Parque das Nações. O Complexo Escolar dos Arcos – Óbidos acaba de ser reconhecido pela OCDE como um edifício escolar exemplar.

Entre 2010 e 2012 colaborei em part-time com o adegga como asssitente de apoio à administração e organização de eventos e como designer de comunicação visual. Em 2013 prestei consultadoria à Novabase no âmbito de um projeto de melhoramento de imagem e conteúdos de um espaço virtual na intranet da empresa (área de International Support).

Em 2011 criei o Ditado que é uma edição de produtos com expressões populares portuguesas.

Vivo e trabalho em Lisboa, Portugal com o meu marido e a minha filha. Interesso-me pelo “feito à mão” e pelo industrial, e faço coisas desde que me consigo lembrar. Tenho a sorte de poder fazer disso a minha profissão.

Designer with marketing training, freelancing in global communication: from graphic design to social media coordination.

More than 20 years as an active professional include working for leading ceramic industries (A.Santos, Lda*, Scheurich, Raúl da Bernarda*, Revigrés, Molde Faianças), public administrations (Palmela Town Hall, Óbidos Town Hall), comerce and health services (Óptica Pita, Tiagos Clínica), technology and web based companies (Adegga, Novabase) and a brief teaching experience at the artistic school of arts in Lisbon, António Arroio.

Side projects Ditado and Escolhidos a Dedo.

Advertisements